7 dicas na hora de comprar um terreno em loteamento

As boas notícias para o mercado imobiliário em 2018, a forte tendência dos bairros planejados e a sua potencial valorização indicam que comprar um terreno tornou-se um investimento atrativo, seja para moradia ou como uma alternativa de renda.

No entanto, vale lembrar que a decisão de compra deve ser avaliada e é preciso atentar para cuidados básicos. Selecionamos sete dicas para ajudar você a fazer um bom negócio:

1- Ao escolher o local do terreno, o primeiro passo é pesquisar o histórico da empresa responsável pelo loteamento. Procure solicitar referências sobre outros empreendimentos, visitá-los e conversar com moradores locais.

2- Outra dica é: conheça o bairro e visite o loteamento e verifique critérios como qualidade da infraestrutura das ruas, iluminação, saneamento básico, opções de segurança e aproveite para conferir a demarcação do terreno que deseja adquirir.  

3- A pesquisa da empresa responsável pelo loteamento deve ir além. Por isso, confira a documentação como licenças e aprovações referentes ao empreendimento no Registro de Imóveis. É indicado também conferir informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz.

4- Consulte também o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da região e solicite informações sobre a empresa corretora.

5- Independente da forma de pagamento, na hora de comprar o terreno, é necessário sempre exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva as características detalhadas do empreendimento.

6- Avalie minuciosamente a documentação do lote. Caso o terreno  seja irregular, a descrição deverá constar se está localizado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

7- Não caia na armadilha de loteamentos com preços baixíssimos. Duvide dos preços baixíssimos e lembre-se de verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

Atenção investidores

Se o objetivo da aquisição do terreno é investir, saiba que há inúmeras opções que geram bons retornos. Por exemplo, o  investidor pode utilizar construir e alugar o imóvel no loteamento, aguardar a valorização e vendê-lo a preços mais atrativos. Independente do investimento, é preciso avaliar a localização e o crescimento da vizinhança, infraestrutura, comércio, escolas e outros fatores que irão ajudar na valorização.

Vale destacar que neste caso, o tempo é o principal aliado do investidor que opta em comprar terrenos. Isso porque um lote é menos vulnerável a desvalorização durante crises econômicas, aquecimento global ou mudanças de governo.

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *