No último ano Santa Catarina foi destaque nacional pelas ofertas de trabalho. Não é a toa que o Estado ostenta indicadores invejáveis com a menor taxa de desemprego do Brasil, de 6,7%, e o maior crescimento das vendas no varejo, de 12,4% em 12 meses, e o maior avanço da atividade econômica em 2017.
Segundo o IBC-BR, índice calculado pelo Banco Central para 13 estados e considerado uma prévia do produto interno bruto, Santa Catarina acumulou alta de 4,3% de janeiro a novembro de 2017. No mesmo período, a economia do país avançou 0,97%.
Ilha do Silício
Assim como o estado catarinense, a sua capital não foge a regra das oportunidades de empregos. Florianópolis é conhecida como a Ilha do Silício por contar com um dos principais polos de tecnologia no Brasil. A cidade vive uma verdadeira ebulição no segmento de tecnologia, startups e inovação atraindo profissionais qualificados para dar contar deste crescimento.
O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, afirma que existe mais de 900 empresas deste setor e que somadas, trazem um faturamento de 5,4 bilhões reais ao município. Para se ter uma ideia da importância na economia, o valor é quatro vezes maior que o próprio retorno do turismo.
Enquanto os números do desemprego são baixos, a demanda por novos profissionais só aumenta. A procura é tão alta que vem atraindo mão de obra qualificada dos quatro cantos do Brasil e até mesmo de outros países. As empresas de tecnologia, por exemplo, contam com, no mínimo, 50% dos funcionários de outras regiões.
Crescimento acelerado
Tudo bem, você deve estar se perguntando por que Florianópolis assiste ao forte desenvolvimento do seu mercado de tecnologia e inovação. A resposta está no investimento da educação. Assim como o próprio Vale do Silício, a cidade abriga ótimas universidades, fundos de investimento, escritórios de contabilidade e de advocacia que oferecem apoio especializado e todo um ambiente que colabora para a inovação.
Localizado ao norte da capital catarinense, está o Sapiens Parque. O principal polo tecnológico do Estado e uma das referências do setor no Brasil em uma grande área, de 4,5 milhões de metros quadrados, estruturado como um condomínio, de 257 potenciais prédios. O local abriga empresas de diversas áreas, porém todas com um denominador comum: são inovadoras. A expectativa é que até 2023, o Sapiens Parque abrigue mais de 400 empresas.
Real Parque
Atenta ao crescimento do setor de tecnologia em Florianópolis e a consequente valorização do local onde se encontra Sapiens Parque, a Real Urbanismo escolheu a região norte para projetar o Real Parque. O bairro planejado possui uma área de mais de 300 mil m² e tem como prioridade oferecer melhor qualidade de vida aos moradores.
Com playgrounds, espaços relax, praça para animais e academia, horta comunitária, objetivo é oferecer novos pólos de lazer, esporte e convivência não só para os moradores, mas para toda a região. O projeto será referência de bairro sustentável, priorizando o bem-estar, contribuindo para diminuir a sobrecarga da rede viária e melhor uso da infraestrutura local.