Florianópolis: uma Ilha de oportunidades

No último ano Santa Catarina foi destaque nacional pelas ofertas de trabalho. Não é a toa que o Estado ostenta indicadores invejáveis com a menor taxa de desemprego do Brasil, de 6,7%, e o maior crescimento das vendas no varejo, de 12,4% em 12 meses, e o maior avanço da atividade econômica em 2017.

Segundo o IBC-BR, índice calculado pelo Banco Central para 13 estados e considerado uma prévia do produto interno bruto, Santa Catarina  acumulou alta de 4,3% de janeiro a novembro de 2017. No mesmo período, a economia do país avançou 0,97%.

Ilha do Silício

Assim como o estado catarinense, a sua capital não foge a regra das oportunidades de empregos. Florianópolis é conhecida como a Ilha do Silício por contar com um dos principais polos de tecnologia no Brasil. A cidade vive uma verdadeira ebulição no  segmento de tecnologia, startups e inovação atraindo profissionais qualificados para dar contar deste crescimento.

O  presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, afirma que existe mais de 900 empresas deste setor e que somadas,  trazem um faturamento de 5,4 bilhões reais ao município. Para se ter uma ideia da importância na economia, o valor é quatro vezes maior que o próprio retorno do turismo.

Enquanto os números do desemprego são baixos, a demanda por novos profissionais só aumenta.  A procura é tão alta que vem atraindo mão de obra qualificada dos quatro cantos do Brasil e até mesmo de outros países. As empresas de tecnologia, por exemplo, contam com, no mínimo, 50% dos funcionários de outras regiões.

Crescimento acelerado

Tudo bem, você deve estar se perguntando por que  Florianópolis assiste ao forte desenvolvimento do seu mercado de tecnologia e inovação. A resposta está no investimento da educação. Assim como o próprio Vale do Silício,  a cidade abriga ótimas universidades, fundos de investimento, escritórios de contabilidade e de advocacia que oferecem apoio especializado e todo um ambiente que colabora para a inovação.

Localizado ao norte da capital catarinense, está o Sapiens Parque. O principal polo tecnológico do Estado e uma das referências do setor no Brasil em uma grande área, de 4,5 milhões de metros quadrados, estruturado como um condomínio, de 257 potenciais prédios. O local abriga empresas de diversas áreas, porém todas com um denominador comum: são inovadoras.  A expectativa é que até 2023, o Sapiens Parque abrigue mais de 400 empresas.

Real Parque

Atenta ao crescimento do setor de tecnologia em Florianópolis e a consequente valorização do local onde se encontra Sapiens Parque, a Real Urbanismo escolheu  a região norte para projetar o Real Parque. O bairro planejado possui uma área de mais de 300 mil m² e tem como prioridade oferecer melhor qualidade de vida aos moradores.

Com playgrounds, espaços relax, praça para animais e academia, horta comunitária, objetivo é oferecer novos pólos de lazer, esporte e convivência não só para os moradores, mas para toda a região. O projeto será referência de bairro sustentável, priorizando o bem-estar, contribuindo para diminuir a sobrecarga da rede viária e melhor uso da infraestrutura local.

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *