Loteamentos favorecem crescimento sustentável

A oferta de loteamentos pode proporcionar uma série de benefícios não só para um bairro, como para uma cidade inteira. Isso porque o local é planejado para oferecer infraestrutura e gerar um ambiente sustentável  com qualidade de vida para a população residente, além de preservar o meio ambiente e diminuir os impactos ambientais gerados.

Projeto Sustentável

Antes de iniciar a comercialização dos terrenos, os loteamentos são preparados para receber os novos moradores. Através de um projeto cuidadoso, que respeita a diversidade humana e a natureza, são criados subsídios para oferecer água tratada, dispor de rede de energia elétrica, rede de drenagem de águas pluviais, rede coletora de esgoto, iluminação pública, asfalto, guias, sarjetas e arborização de vias.

Porém as benfeitorias costumam ir além dos moradores do bairro planejado.  Em consequência da infraestrutura, todos que residem nos arredores são positivamente afetados, de alguma forma. A urbanização resulta em mais segurança para a comunidade local, além de atrair a atenção de investimentos na economia com chegada deste público.

Outra vantagem dos loteamentos é a preocupação constante com a preservação das áreas verdes. Os projetos costumam integrar a natureza aos espaços de lazer e convivência  dos moradores, oferecendo maior contato com a natureza e consequente qualidade de vida. Afinal, quem não deseja um lugar seguro para curtir com a família e praticar atividade física?

Novo Urbanismo

No entanto, o que faz do bairro planejado um espaço sustentável e com inúmeros benefícios, é o projeto baseado no urbanismo. Há loteamentos que seguem o conceito  do Novo Urbanismo, uma proposta que surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos.

Em resumo, a ideia é planejar o empreendimento  levando em consideração a geografia, as tecnologias existentes e as necessidades particulares e sociais de quem irá habitar o espaço. Ou seja, o objetivo é agregar no local uma estrutura completa e construída para  trabalho, lazer e moradia.

O ideal é que as atividades cotidianas das pessoas se desenvolvam num raio de 10 km de distância da própria residência, evitando excesso de deslocamentos, aumentando investimentos em infraestrutura e resultando, é claro, em uma melhor qualidade de vida.

A Real Urbanismo partiu desse conceito para criar o Real Parque, um bairro planejado onde modernidade e área verde se integram para garantir mais qualidade de vida aos moradores. Com estrutura completa, o bairro planejado conta ainda com projeto paisagístico, áreas públicas urbanizadas e uma barreira natural de segurança formada por 22 mil m2 de área verde de preservação permanente no entorno do bairro, localizado próximo às famosas praias de Ingleses e Jurerê Internacional, com a conveniência de viver perto de escolas, supermercados, clínicas e hospitais, shoppings e amplo comércio e do Centro.

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *