A compra de um terreno – seja para investir ou para morar – deve ser um negócio bem pensado, e essa escolha é o primeiro passo para construir a casa dos seus sonhos. Para não errar na hora de adquirir um terreno, você deve:

– pesquisar a idoneidade da empresa e/ou do vendedor, atualmente, com a internet, essa pesquisa pode ser iniciada em sites de buscas;

– conhecer o local fazendo visitas, andando pelo terreno e pelo bairro;

– contratar empresa ou profissional especializado para avaliar as possibilidades do terreno;

– conferir a documentação nos órgãos responsáveis.

No Real Parque, você encontra o terreno que se encaixa nas suas necessidades, com todas as licenças e viabilidades, e com entrega prevista para março de 2018.

 

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER ANTES DE CONSTRUIR SUA CASA

Construir uma casa é muito mais barato que comprar um imóvel pronto e, como investimento, pode render até 50% a mais.

[Conheça outras vantagens de construir uma casa!]

 

construir

Licenças e alvarás

Nenhuma obra pode ser iniciada sem as licenças e alvarás expedidos pela prefeitura e outros órgãos responsáveis. Os procedimentos para requerer um alvará de construção são semelhantes em todos os municípios do Brasil. Em Florianópolis, é preciso comparecer ao Pró-Cidadão, portanto RG e CPF.

Os documentos necessários são:

– Inscrição imobiliária (requerida na Secretaria Municipal da Fazenda);

– Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitido por um profissional ou empresa legalmente habilitada registrada no CREA-SC;

– Original ou cópia em formato pdf do projeto aprovado (em mídia como CD, DVD ou pendrive);

– Documento do terreno (escritura, ou declaração, ou certidão de ocupação, ou matrícula do registro de imóveis, ou contrato de compra e venda para parcelamentos aprovados);

– Cópia do IPTU (deve constar o nome do requerente);

– Uma cópia do projeto arquitetônico – a ser entregue na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) em até 30 dias após o requerimento do alvará;

– Pagamento da Taxa de Licença de Operação (TLO).

 

construir

Custos da obra

Antes de iniciar a construção de uma casa, é preciso ter uma noção os custos, calcular todos os gastos com materiais de construção para todas as etapas – da fundação ao acabamento –, com profissionais e com imprevistos.

 

construir

Defina o orçamento

Ao se ter uma ideia de quanto custam os materiais de construção e a mão de obra, é possível saber o valor aproximado da obra. A partir daí, adeque esses custos ao valor que você está disposto a gastar com a casa.

Planilhe todos os gastos, acompanhe os imprevistos e evite extrapolar o orçamento.

 

construir

Considere as necessidades dos moradores

Se for construir a casa para sua família, considere as necessidades de quem for morar nela, principalmente se tiver crianças e/ou idosos, que requerem espaços adaptados e pensados especialmente para eles. Não esqueça as estruturas que garantem segurança e a infraestrutura de lazer. Para isso, considere viver em um bairro planejado, seguro e completo, com opções de lazer para toda a família.

Avalie também as necessidades em médio e longo prazo para evitar reformas desnecessárias.

 

construir

Aprove o projeto

Definidos o orçamento e as necessidades, é hora de projetar a casa. Tanto o projeto de engenharia quanto o arquitetônico devem suprir todas as necessidades dos moradores e agradar esteticamente. Não hesite em pedir quantas alterações forem necessárias, afinal, você vai passar muitos anos nessa casa e ela precisa ser perfeita para você e para sua família.

 

construir

Contrate profissionais qualificados

Assim como na escolha dos materiais de construção, não se deve economizar nos serviços. Escolha uma equipe de profissionais qualificados para cada etapa da obra. Conheça trabalhos realizados antes de contratar os profissionais ou a empresa, e opte pelo pagamento por empreitada.

 

construir

Considere o uso de materiais alternativos e estruturas ecologicamente corretas

Sustentabilidade é um conceito que deve estar presente em nossas atitudes diárias. O setor da construção civil é um dos que mais causam impactos ao meio ambiente, por isso, qualquer esforço para diminuir tais perturbações é importante.

Conheça as vantagens de materiais e estruturas sustentáveis, como tijolo solo-cimento, isolamento ecológico, telhado verde, cisterna para captação e reúso de água da chuva e painéis fotovoltaicos que, além de utilizarem os recursos naturais de maneira mais eficiente e diminuírem o impacto ambiental, ainda garantem economia em médio e longo prazo.

 

Seu bairro planejado no Novo Norte de Florianópolis está quase pronto!

construir

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *