segurança

Os cuidados com segurança são prioridades nas agendas de políticas públicas do governo de quaisquer municípios e estados do Brasil. O crescimento de ocorrências de roubos e furtos é uma constante e exige medidas cautelares de combate e repressão, afinal, prevenir e se antecipar ao delito é mais barato e eficaz que apenas punir o criminoso. Pensando por esse viés da prevenção, o projeto do Real Parque Novo Norte, bairro planejado da Real Urbanismo no norte da Ilha de Santa Catarina, contempla elementos urbanísticos e tecnológicos para inibir a criminalidade e garantir a segurança da população.

 

VIVA EM SEGURANÇA NO PRIMEIRO BAIRRO PLANEJADO DO NOVO NORTE DE FLORIANÓPOLIS

O Real Parque Novo Norte está sendo construído na região de maior progresso econômico da capital catarinense, com muitos empreendimentos novos que atraem empresários do País inteiro e, com eles, pessoas interessadas nos campos de trabalho e na qualidade de vida da Ilha da Magia.

 

Cuidados com a segurança do patrimônio e dos futuros moradores

Barreira natural de 22 mil m2 de Área de Preservação Permanente (APP) de Mata Atlântica preservada forma uma espécie de cinturão em torno do bairro que impede a aproximação ou possíveis fugas, dificultando a investida de criminosos.

A disposição dos lotes e as áreas comuns foram feitas para favorecer o contato entre vizinhos – de um lado do bairro ficarão as casas e, de outro, os prédios. A Polícia Militar de Santa Catarina criou o Programa Vizinho Solidário Interativo (VSI), que, segundo o Sd. Luiz Gustavo Dechamps, foi responsável pela redução de 22% de ocorrências de furtos em residências no período entre 2014 – 2015. “O VSI pode ser entendido como um projeto que objetiva criar o sentimento de participação voluntária e solidária entre moradores de uma mesma localidade. Visando ampliar a vigilância natural (câmera viva), os integrantes estabelecem uma rede de troca de informações que diminui o tempo-resposta a incidentes”, afirma. O convívio de moradores nas áreas comuns também é importante no combate ao crime, pois a simples presença de pessoas inibe consideravelmente a ação dos deliquentes.

Os estudos que ligam falta ou má iluminação pública ao maior índice de furtos e roubos existem há décadas. Nos anos 1970, pesquisadores ingleses chegaram à conclusão de que reduzir em 50% a iluminação pública levou a um aumento de 100% de casos de furto e 50% nos índices de criminalidade. Por isso, os logradouros e espaços públicos do Real Parque Novo Norte contarão com lâmpadas modernas – mais sustentáveis e eficientes – com iluminação projetada para que não haja pontos de sombra. Guaritas e monitoramento 24 horas completarão o aparato de segurança do bairro.

 

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *