O mercado econômico em tempos de crise oferece muitas surpresas e, se existe um investimento que há anos desponta como um dos mais seguros e rentáveis é a aquisição de bens imóveis. Entre as modalidades, a compra de terrenos e lotes vem se mostrando um negócio cada vez mais promissor e lucrativo.

COMPRAR IMÓVEIS PRONTOS, NA PLANTA OU TERRENOS, QUAL O MELHOR INVESTIMENTO?

Imóveis prontos (novos ou usados) apresentam um tempo de retorno de investimento relativamente mais curto, pois não há a necessidade de se esperar a conclusão da obra e a entrega das chaves, mas o lucro também tende a ser menor. No caso de imóveis usados, é preciso tomar muito cuidado quanto ao estado de conservação e à necessidade da realização de obras, na qual os gastos podem diminuir consideravelmente os lucros da transação.

Imóveis na planta são mais lucrativos, na maioria dos casos, que os prontos. No entanto, é preciso atentar para todos os valores de taxas e parcelas a serem pagas até a entrega das chaves. Além disso, o prazo de retorno é maior, pois é preciso ter paciência e esperar a conclusão da construção para calcular o valor de venda, e o investidor fica dependente da construtora/ incorporadora. Por essa razão, é importante pesquisar a reputação da construtora antes de concretizar a compra.

Os terrenos, por sua vez, podem facilmente gerar lucro de até 100% em médio prazo – e você tem a opção de vender somente o terreno ou comprar terreno para investir em construção, outra forma segura de rendimento. Como diz o ditado “quem compra terra não erra!” E isso é facilmente percebido por quem opta por terrenos em regiões em crescimento nas médias e grandes cidades, como é o caso da região norte de Florianópolis, que vem, a cada ano, progredindo com a criação de parques tecnológicos e outros empreendimentos empresariais, mas sem perder o foco no cuidado com o meio ambiente e na integração com as belas praias e áreas verdes.

ITENS QUE VALORIZAM UM IMÓVEL

Localização e segurança somam 40% do valor de um imóvel. Para imóveis prontos, outros elementos importantes são: face para o sol, garagem e qualidade da construção e dos acabamentos.

Quando o assunto é terreno, localização (infraestrutura dos bairros, qualidade de vida da região e perspectiva de crescimento) e segurança são responsáveis por quase todo seu valor. Outros fatores são: topografia, viabilidade e documentação.

Optar por um terreno em um bairro planejado, com projeto urbanístico, segurança e completa infraestrutura, com espaços de convívio e lazer, é uma forma de garantir maior lucro para os seus negócios.

Alguns cuidados devem ser tomados ao adquirir um terreno, tanto para investir quanto para morar. Falamos sobre isso, recentemente, em nosso blog. Confira!

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *