projeto casa

Assim como a moda varia de acordo com as mudanças no comportamento, a construção civil e a arquitetura também variam conforme os desejos e as necessidades das famílias mudam, e isso reflete comportamento, hábitos de consumo e estilo de vida. Em um rápido exercício, podemos nos lembrar de como eram as casas de nossos avós, com amplos corredores, todos os cômodos bem demarcados e fechados, dependência de empregada (pois quase todas dormiam no emprego), uma sala para cada função (de estar, de jantar, de visita), garagem para somente um carro etc. Todos esses são exemplos de estruturas que foram alteradas com o passar dos anos, algumas não têm mais uso, outras foram ampliadas para serem mais bem utilizadas. Hoje, os projetos são mais dinâmicos e transformam a casa em um grande espaço de convívio, fazendo com que os ambientes sejam aproveitados em todo seu potencial.

 

INCREMENTE O PROJETO DE SUA CASA COM ESTAS DICAS

Separamos cinco tendências da construção que você pode acrescentar no projeto para ter uma casa mais funcional, prática, aconchegante e alinhada com cuidados com o meio ambiente.

 

Espaços integrados

O conceito aberto caiu no gosto popular há alguns anos. No início, a integração se dava entre cozinha e sala de jantar ou copa. Hoje, é comum criar um grande espaço que une cozinha, local para as refeições e sala – que atualmente é tanto espaço de estar da família como lugar para receber amigos e até visitas mais formais.

A integração entre cozinha e sala de jantar pode ser feita com mesas ou balcões em forma de ilhas ou penínsulas, que ao mesmo tempo une os ambientes e mantém as funções de cada um. Já outros espaços podem ser delimitados com tapetes, pequenos biombos ou outros móveis, como aparadores e sofás. O importante é que os móveis não atrapalhem a circulação.

 

Cozinha gourmet

Reunir a família e os amigos para uma boa refeição é um excelente programas, para isso, cada vez mais pessoas vêm investindo em móveis e aparelhos eletrodomésticos que transformem a cozinha de casa em uma cozinha de bistrô.

Normalmente, a cozinha gourmet apresenta conceito aberto e possui móveis sob medida – principalmente armários com espaços específicos para fogão cooktop, fornos de embutir e adega climatizada.

projeto casa

Além disso, alguns eletrodomésticos são indispensáveis: geladeira e freezer side-by-side, coifa depuradora, processador de alimentos e churrasqueira.

Outra dica importante espaços gourmet é investir em instalações elétricas potentes e seguras, já que, muitas vezes, diversos eletrodosméticos estarão ligados ao mesmo tempo. A iluminação deve ter lâmpadas mais potentes sobre as áreas de corte de alimentos e outros preparos e ser mais aconchegante no restante do ambiente. Ladrilhos e revestimentos precisam ser lisos e fáceis de limpar.

 

Valorização das áreas de convívio e lazer

Além dos ambientes projetados com conceito aberto e da cozinha gourmet, que agrega familiares e amigos, outras áreas para convívio e lazer têm sido priorizadas nos projetos, dando um ar de casa de praia. Varandas e decks podem receber poltronas e pufes confortáveis, mesas para refeições mais descontraídas e até ofurôs.

Um hobby box pode ser excelente para quem gosta de exercer atividades amadoras nas horas vagas, como marcenaria ou jardinagem. Aliás, ter uma horta caseira é um excelente hobby para toda a família.

Outra opção é investir em uma piscina e um pequeno parque para os filhos.

  

Banheiro da suíte que valoriza a individualidade

Por mais unido que seja um casal, é muito importante manter a individualidade de cada um, e isso se reflete em uma tendência arquitetônica que vem ganhando força ano após ano: os banheiros de suítes que trazem duas pias, dois chuveiros e até mesmo dois vasos sanitários. O espaço das pias pode abrigar itens de higiene individuais, como cremes de barbear, perfumes e maquiagens. E ter dois chuveiros permite aproveitar melhor o tempo, sem que um precise esperar pelo outro, mantendo as preferências de cada um, como a temperatura da água, por exemplo.

projeto casa

Sustentabilidade

O uso inteligente de recursos naturais é fator fundamental para uma construção sustentável, e ter responsabilidade ambiental também é uma tendência. A construção civil é um dos setores que mais utiliza recursos e lança rejeitos na natureza, por isso, é urgente repensar algumas práticas e investir em soluções sustentáveis. A melhor parte é que além de poupar a natureza, muitas dessas soluções trazem economia.

projeto casa

Inclua no projeto de sua casa um sistema de captação, armazenamento e reutilização de água da chuva, que pode ser usada para irrigar o jardim e lavar áreas externas; um telhado verde, que traz conforto térmico, melhora a qualidade do ar e a umidade, e ainda funciona como isolante acústico; painéis fotovoltaicos, que geram energia limpa e renovável praticamente sem custo (o sistema fotovoltaico dura entre 20 e 30 anos, e o investimento é pago, em média, em sete anos, o que representa mais de uma década de geração de energia de graça).

projeto casa

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *