Surgido nos anos 1980, nos Estados Unidos, Novo Urbanismo surgiu como um conceito que preza o desenvolvimento sustentável, como projetos sociais, econômicos e ambientais, restaurando uma relação entre o homem e a cidade, na qual as pessoas se movimentam mais facilmente pelo espaço urbano, com acesso a tudo que lhes é necessário no dia a dia (escola, trabalho, lazer), melhorando a qualidade de vida e trazendo novas formas de ocupação das praças, ruas, parques etc. Embora tenha sido pensado na década de 80, a Carta do Novo Urbanismo foi apresentada somente em 1993, ou seja, é uma vertente bastante nova e com muito potencial.

Novo Urbanismo

Repensar novos espaços e formas de lidar com eles é urgente em todas as cidades brasileiras, do mesmo modo, sabemos que é impossível aplicar esses conceitos nos municípios. A solução é criar bairros ou bolsões desenvolvidos de acordo com esses preceitos. Aplicando conceitos do Novo Urbanismo, a Real Urbanismo lançou dois empreendimentos em Florianópolis: o Passeio da Liberdade (no Centro), e o Real Parque (no Novo Norte).

HISTÓRIA DAS CIDADES: NOVO URBANISMO COM MUDANÇAS NECESSÁRIAS NA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

A história das cidades se confunde com a história da humanidade e tem influência direta no estilo de vida do homem contemporâneo, e o tempo provou o quanto a implantação urbana desordenada não deu certo e é um modelo falido – que se perpetua, em muitas cidades do mundo, desde a Idade Média.  Redes de esgoto defasadas ou inexistentes, malha viária ineficiente, falta de alternativas de transporte e grandes distâncias a serem percorridas diariamente são uma constante em todos os grandes e médios centros urbanos.

A partir do estudo desses problemas, a semente do Novo Urbanismo começou a ser pensada, ainda nos anos 1960, dando início a um novo pensamento que se fortaleceu nas décadas seguintes. O desafio dessa escola urbanística é criar lugares que integrem tudo que necessitamos no dia a dia em um raio de até 10 km, evitando perda de tempo com deslocamentos, garantido acesso à infraestrutura básica e utilizando os recursos de maneira sustentável.

Além disso, essa vertente defende a importância de se criar espaços públicos de cultura e lazer para toda a população, de modo a formar teias de relacionamentos e convívios.

NOVO URBANISMO: NOVAS RELAÇÕES COM O ESPAÇO GARANTEM MAIS QUALIDADE DE VIDA

Segurança e mobilidade urbana são dois pontos de tensão em todas as grandes e médias cidades brasileiras, que também sofrem com a falta de locais de descanso, lazer e cultura.

Florianópolis não foge à regra, dessa forma, os empreendimentos da Real Urbanismo – Passeio da Liberdade e Real Parque – surgem para suprir essa carência. O Passeio da Liberdade é como um oásis no meio do Centro, com bosque, biblioteca e espaço de convenções. O Real Parque é um completo bairro planejado no Novo Norte da Ilha, a região que mais cresce da capital catarinense, próximo a grandes centros tecnológicos e empresariais, com infraestrutura pensada para o pleno convívio familiar e entre vizinhos, com diversas opções de lazer, contato com a natureza e muita segurança.

Novo Urbanismo

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *