Florianópolis ocupa 2º lugar no ranking de longevidade

Uma cidade reconhecida pelo turismo, privilegiada pela natureza, com belas praias e montanhas e desenvolvimento econômico acelerado, assim é Florianópolis. Os inúmeros encantos  fizeram da capital catarinense a segunda cidade mais bem preparada para pessoas acima de 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).

Realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon com apoio da Fundação Getúlio Vargas,  a pesquisa rastreou 150 municípios brasileiros em 2017 e listou as cidades que se destacam nas categorias de saúde, lazer, infraestrutura e segurança.

Ilha da Longevidade

O ranking avaliou os municípios que oferecerem as melhores condições para pessoas na “melhor idade” viverem com bem-estar e qualidade de vida. Entre os destaques que fizeram Florianópolis alcançar o 2º lugar na classificação, foram as variáveis de finanças, habitação e cultura e engajamento. Condomínios residenciais para idosos, número de salas de cinemas, acesso a internet, renda da população idosa, acesso à rede de esgoto foram os pontos analisados que transformaram a cidade na Ilha da Longevidade.

A cultura e seu engajamento, especialmente quando se trata da autonomia da população acima dos 60 anos em relação a demais parentes, foi outra característica da cidade que chamou a atenção. O acesso à comunicação, como internet e tv por assinatura, também é comum por aqui e favorece a melhor qualidade de vida nesta fase. Isso porque a tecnologia permite maior atividade intelectual, autoestima elevada e aumento do convívio social.

Vale ressaltar que, apesar do destaque no ranking, a pesquisa apontou que a cidade precisa investir em mais opções de serviços para garantir uma qualidade de vida para este público. Outro ponto, foi a detecção de  taxas elevadas de hipertensão e diabetes, o que afeta os resultados da variável bem-estar.

Sobre Florianópolis

Localizada ao centro-leste do Estado de Santa Catarina e banhada pelo Oceano Atlântico, grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina. Com mais de 400 mil habitantes, a Ilha da Longevidade  atrai pessoas do Brasil e do mundo inteiro pelas praias, belezas naturais e povo receptivo.

Recentemente, transformou-se no Vale do Silício Brasileiro, abrigando as maiores empresas do setor de tecnologia da informação. Recebeu da Unesco o título de uma das “cidades criativas” do país, e a ONU classificou-a com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras.

Ao norte da Ilha, próximo ao polo tecnológico Sapiens Parque, com acesso às principais praias e centros comerciais, está o Real Parque. Com infraestrutura completa, o bairro planejado possui área total de 300 m² e conta ainda com projeto paisagístico, áreas públicas urbanizadas e uma barreira natural de segurança de área verde de preservação permanente no entorno do bairro. Tudo para promover qualidade de vida, tranquilidade e um novo jeito de viver aos seus moradores.

Quer construir no lugar certo?

Conheça o REAL PARQUE

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *